segunda-feira, 31 de julho de 2017

Retorno

"Mais retorno, mais retorno....vamo lá Vitória Régia..." - Tim Maia


Adoro dicionários, tem quem não goste ache chato e enfadonho, eu não...acho uma coisa o dicionário. O dicionário é seu amigo, um livrinho cheio de amor e significados das palavras mais comuns e mais estranhas da nossa língua mãe. Tendo registrada a minha declaração vamos ao que interessa:

Retorno - sm, 1- Volta, regresso, 2- Nas estradas de rodagem, via própria para regressar sem cortar a mão de direção.

Um tempo atrás me deparei frequentemente com este termo, retorno, ora na vida real do dia a dia, ora nas reclamações sinceras de amigos e corações aflitos, e quem diria até nas músicas escuitadas no meu retorno às canções das raízes caipiras.Mas de que se trata tanto retorno, tanta insistência nesse vocábulo que parece tão saudosista? Simples prezado leitor: carecemos de retorno, não somente eu essa criatura carente por natureza e firme por opção, mas a humanidade, tudo, até os meus cachorros anseiam por retorno e eu faço o que posso.


Retorno querido, até o mais calhorda dos seres humanos quer retorno, retorno de uma ligação, de uma frase cheia de carinho, retorno de um sorriso dado num dia que você estava mal a beça. Retorno paixão. O caixa do mercado também quer quando ele te dá um bom dia, ou quando ele espera o seu. Retorno de uma preocupação e empenho qualquer num dia qualquer num assunto qualquer,  se preocupe também, demonstre....um bom retorno carece de demonstração explicita em palavras bem articuladas, em textos redigidos a bic ou a grafite num papel de pão, em olhares expressivos e em gestos e gestos e gestos.

Retorno a um tempo passado? Tem quem curte, eu estou fora, o passado não tem retorno senhores, é apenas uma grande ilha de edição na nossa mente, já dizia o incrível Wally Salomão. Retorno baby, a volta do que eu te dei, a volta do que me deram, a lei do retorno universal, o que fizeres de bem ou mal retorna, não, não... o que tratamos aqui é maior do que questões esotéricas, é o eco inaudível de sentimentos e energias, é isso que a gente quer ouvir em coro gregoriano, em neon rosa que até os olhos ouçam, o eco que vem do outro, dos outros, de você, de mim, acorda outro, acorda você, acorda eu.

Mas tem que fazer as coisas sem pensar se o outro vai fazer por você, sem esperar nada em troca, uma ova! Com todo o respeito, mas uma ova...não se trata de egoísmos cristãos, mas sim de fomentar a troca permanente em tudo, a reciprocidade geral pra geral e em geral, sacou? Não? Quais foram seus últimos retornos dados e recebidos? E aquela ligação esperada até hoje? Aquele como vai você a la Roberto Carlos? Aquele sorriso pra tia que entrega papéis na rua? Pense e dance....e como já dizia Tim Maia: retorno, mais retorno!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário